Quem sou eu

Minha foto
Ipiabas, RJ, Brazil
Sempre fui um amante exagerado da natureza, talvez por ter sido criado em um sítio, que me permitiu sempre estar em contato com o mundo natural em abundância, diferente do que ocorre hoje. Amo o rock'n roll e acho até que por causa disso fui rebelde na adolescência, hoje sou já consciente... odeio o sistema capitalista e se tivesse escolha, não faria parte dele, mas como não é o caso tive que arrumar um jeito de conciliar o que eles chamam de profissão, com o que eu chamo de "Estilo de vida", assim aos 25 anos, me tornei bacharel em Biologia, após ter sido reprovado no 1º e 3º ano do ensino médio apenas na matéria de biologia(estranho né??)!! Sei que não posso mudar o mundo, mas posso mudar, nem que seja uma ínfima parte dele, e isso já me é muito gratificante, desde que a mudança seja positiva!!! Esportes radicais, lugares preservados, comidas saudáveis, e o contato com pessoas novas e inteligentes são as coisas que mais me estimulam a querer viver sempre mais e melhor. Muitas pessoas me chamam de louco, só porque eu optei por um "outro estilo de vida".

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tadinho do Jacú !!

ontem dediquei um post inteiro ao Japú, uma ave do cerrado que a poucos anos se instalou nas redondezas aqui de casa... acho que o Jacú deve ter ficado triste, visto que está aqui a mais tempo nem nunca foi citado no blog, por isso hoje resolvi fazer um post apenas falando sobre o JACÚ  !!

primeiro vou dizer por que resolvi falar dele, depois dou algumas especificações básicas.

o Jacú ou Jacuaçu é uma ave que já se apresentou em estado crítico entre os ameaçados a exitinção, hoje pela ajuda de muitos, ele ja se encontra no estado de conservação pouco preocupante.
a quase extinção do animal deveu-se basicamente à caça predatória para consumo, visto as propriedades da carne, muito apreciada entre os matutos, que o caçavam indiscriminadamente..


meu falecido avô, era Caçador e consumia carne de jacú frequentemente durante muitos anos, até que descobriu  seu extado de conservação e resolveu parar de caçar e fazer a mesma campanha entre seus amigos... alguns anos depois, e mesmo assim há muitos anos atrás, um dia que meu avô ainda era vivo (ele faleceu em janeiro de 1998), eram umas 6:30 da manhã  e estávamos nos preparando para ir estudar, quando meu avô avistou aqui em casa pela primeira vez um Jacú... foi correndo la dentro nos chamar, nos levou lá fora, mostrou o Jacú de longe e disse:

- estão vendo aquele pássaro la em baixo que parece uma galinha preta?
-ahãm, que q tem?
- se um de vocês chegar a menos de 100m dele, os dois vão ficar de castigo (eu +minha irmã)!! 
depois contou a história da caça e da possível extinção e tals...

durante alguns anos eles foram aparecendo de vez em quando e conquistando espaço, já que pra gente
 o contato próximo era impossível... quando meu avo veio a falecer pouco tempo depois, a ave se tornou pra nós um exemplo de caráter do meu avô e para nós passou a ser motivo de muito orgulho ter essas aves vindo se instalar na nossa residência... e acho que eles também perceberam isso!!!
Hoje em dia, eles compartilham mesmo ambiente com a gente, comendo frutas nas árvores do nosso lado e um deles ja teve até a audácia de atravessar a casa por dentro em um dia que estavam todos do lado de fora,
 e já estão em grande número(certa época do ano eu vejo bando com uns 15)

o Jacú, faz parte da família dos cracídeos( a mesma das galinhas), seu nome verdadeiro é Penelope obscura e tem preferência por habitats de mata atlântica, em sua maioria de altitude, muito encontrado no sudeste brasileiro e em lugares como Argentina, Paragauai, Uruguai e Bolívia.

pode ultrapassar os 70 cm, mesmo assim consegue voar silenciosamente(diferente do japú, que tem um vôo completamente escandaloso), se alimenta de frutas como jabuticaba, ameixa (nêspera), caqui, carambola, amora, pitanga e algumas sementes de palmeira (só aí já dá pra perceber a importância ecológica da ave, com seu alto índice de dispersão de sementes frutíferas). emite um som estranho tipo um rangido ou grunhido sei lá, mas que muitas vezes chega a encabular pessoas que não o conhecem por ser alto e grosseiro. Aqui, eu ja presenciei uma família com 3 filhotes.

ACHO Q É ISSO
espero que gostem e admirem o jacú quando o virem da próxima vez...e sempre que puder fazer algo para preservar o que quer que seja, preserve, num custa nada, nem um centavo e faz bem para todo mundo!!

um bom dia ensolarado de primavera!!
 BOM DIAAAAAAA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário