Quem sou eu

Minha foto
Ipiabas, RJ, Brazil
Sempre fui um amante exagerado da natureza, talvez por ter sido criado em um sítio, que me permitiu sempre estar em contato com o mundo natural em abundância, diferente do que ocorre hoje. Amo o rock'n roll e acho até que por causa disso fui rebelde na adolescência, hoje sou já consciente... odeio o sistema capitalista e se tivesse escolha, não faria parte dele, mas como não é o caso tive que arrumar um jeito de conciliar o que eles chamam de profissão, com o que eu chamo de "Estilo de vida", assim aos 25 anos, me tornei bacharel em Biologia, após ter sido reprovado no 1º e 3º ano do ensino médio apenas na matéria de biologia(estranho né??)!! Sei que não posso mudar o mundo, mas posso mudar, nem que seja uma ínfima parte dele, e isso já me é muito gratificante, desde que a mudança seja positiva!!! Esportes radicais, lugares preservados, comidas saudáveis, e o contato com pessoas novas e inteligentes são as coisas que mais me estimulam a querer viver sempre mais e melhor. Muitas pessoas me chamam de louco, só porque eu optei por um "outro estilo de vida".

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

o tal do Guaxo que virou Japú !!

Bom,
depois de tanto tempo sem blogar, até que enfim vouo conseguir fazer um post que eu tento desde que falei da visita dos tucanos... a alguns anos apareceu uma espécie diferente de ave aqui em casa, quando  tentei me informar sobre o nome do pássaro, me disseram que era "guaxo",
desde então venho apresentando a ave à todas a pessoas que vêm aqui como Guaxo e sempre procurando informações sobre ele e nunca encontrava(pois existe uma espécie parecida que faz o ninho da mesma forma). hoje por um estalo, joguei no google, "guaxo rabo amarelo" e achei uma foto do menino pendurado no seu ninho em forma de gota, que por sua vez são extremamente resistentes a chuva e ventos fortes, a foto tinha seu verdadeiro nome, Psarocolius decumanus, Ctrl+C & Ctrl+v, e eureka, tava lá, um mundo de informações sobre ele...nada de guaxo, mané guaxo o nome do bicho é JAPÚ, intendeu, JAPÚ.




ele atinge até uns 45 cm e é lindo, com um cortejo fenomenal, com uma mistura de canto com dança, exibindo um leque amarelo, mas que as pessoas raramente têm a oportunidade de ver!


momento do cortejo

selecionei alguns videos e fotos achados na web, é claro que as filmagens não criam a mesma sensação de ver ao vivo, mas ja da pra ter uma ideia de como é o cortejo do macho tentando atrair a atenção da fêmea(kkkkkk, muito irado isso... enquanto eu escrevo este post, o Bem-te-vi ou Pitangus sulphuratus,deu vários mergulhos na piscina pra dar uma refrescada!)
num é a piscina não, mas dá pra te uma idéia!

neste vídeo, aparece o canto dele, mas não a dança, mas ja dá pra ver q o bicho é lindo e merece seu espaço...

no que depender de mim, aqui em casa eles estão muito bem protegidos!!


quando vir um desses, ou o ninho deles, ja sabe, é Japú, não confunda com jacú, que aí já é outra história!!


ADMIRE OS PÁSSAROS SOLTOS, PÁSSARO PRESO, ALÉM DE IGNORÂNCIA E COVARDIA, É CRIME!!

18 comentários:

  1. Vi um pássaro desses hoje na árvore em frente a minha casa. Achei tão lindo que resolvi pesquisar sobre ele. Obrigada pelas informações! Minha pesquisa foi "Pássaro preto de rabo amarelo" e de primeira apareceu o Japu.
    Tenho a felicidade de receber visitas de Tucanos e Jacus, entre outros. Costumo dizer que tenho um "viveiro" de pássaros imenso e diversificado! kkkk
    Ah! A foto de Stonehenge está ótima! Estive num solstício de verão lá!!! Passar a noite em meio a essas pedras e Druídas é uma experiência única! kkkk
    Parabéns pela iniciativa do blog!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ver um no meu abacateiro em Brumadinho

    ResponderExcluir
  4. Eu vi esse juapu na minha aldeia limão verde Aquidauana MS muito lindo mesmo

    ResponderExcluir
  5. Só eu que acho que o rabo dele é verde?!

    ResponderExcluir
  6. Em Fortuna de Minas/ MG também vi. Muito lindo!

    ResponderExcluir
  7. Em Fortuna de Minas/ MG também vi. Muito lindo!

    ResponderExcluir
  8. Lindo de mais, hoje de manha estava cantando na minha área e vim pesquisar sobre ele, assim que me viu ele voou, 2 min depois um tucano veio dar um bom dia também!!

    ResponderExcluir
  9. caraca!!!!!!!!!! têm um ninho no coqueiro da minha casa, esse pássaro é lindo.

    ResponderExcluir
  10. Tem dois casais fazendo ninho , em um coqueiro que tenho no jardim, nunca tinha visto , esses pássaros , são lindos e tenho o prazer de velos todos os dias construindo sseus ninhos

    ResponderExcluir
  11. Tem dois casais fazendo ninho , em um coqueiro que tenho no jardim, nunca tinha visto , esses pássaros , são lindos e tenho o prazer de velos todos os dias construindo sseus ninhos

    ResponderExcluir
  12. Tem dois casais fazendo ninho , em um coqueiro que tenho no jardim, nunca tinha visto , esses pássaros , são lindos e tenho o prazer de velos todos os dias construindo sseus ninhos

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um desses comigo, também sou biólogo, ou melhor seria dizer, ele esta comigo por vontade, nunca foi preso, caio do ninho, não houve jeito de ser devolvido, levei comigo pra casa e o criei, não é o primeiro, é uma experiencia incrível, eles são bem sociáveis e interagem conosco de uma forma fantástica, é uma experiencia única.
    Esse que esta comigo é completamente livre, vive na natureza, existe um remanescente de mata nativa nos fundos da casa onde moro, uma área considerável, um parque de diversões para ele, durante o dia ele fica indo e vindo todo tempo, passa um tempo com a gente, come alguma coisa e volta pro mato, no final da tarde entra em minha casa e não sai mais, dorme no canto dele e de manhã cedinho, bate asas livremente de novo.

    ResponderExcluir
  14. Vi um puto desse voando em sapucaia, RJ. Lindo demais.

    ResponderExcluir
  15. No nosso sítio, junto à reserva da mata ciliar, existem dezenas e dezenas desses ninhos, exatamente esses. O mais curioso, é que eles escolhem 4 árvores da mesma espécie para confeccionar seus ninhos, sempre as mesmas, todos os anos, apesar de a nossa reserva ser bem grande.

    ResponderExcluir
  16. É interessante, quando criança, gostava de vê-los cantar e pra mim era dançar. O som que imitiam parecia João bobo, aí batizei com este nome. Já adulta quando referi a eles assim, fui corrigida, o nome correto era guaxo. Como vejo alguns próximos das gralhas pensei, são primos, fui pesquisar. Então veio novamente a correção, não são guaxos, são Japús. De vez em quando filmo seu canto, dança...

    ResponderExcluir
  17. Legal! Conheci essa semana essa ave, aqui no Vale do Matutu. Também me disseram que chama guaxo. Acabei de ver o cortejo dele, além da dança magnífica, o canto é totalmente extraordinário!
    Saudações

    ResponderExcluir
  18. Acabei de ver aqui em São Luís do Paraitinga um coqueiro com vários ninhos pendurados( um em cada folha). Deve ter uns 8 ninhos no mesmo coqueiro. É um condomínio de Japús!!!

    ResponderExcluir